Igreja da Misericórdia da Lourinhã
A Igreja da Misericórdia da Lourinhã é um templo de características renascentistas, de uma só nave, tipo salão, com tecto de três panos animados por caixotões (maceira) com vestígios de policromia, e paredes estucadas. O coro alto é sustentado por duas colunas de pedra, com pias de água benta circulares incorporadas nos fustes. Tem dimensões aproximadas de 18m x 7.5m x 7.2m.
O altar-mor situado num plano superior, possui ao centro um retábulo do século XVIII com escudo de D. João V, ladeado por duas telas que representam Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora da Misericórdia. Estas telas constituíram a primeira Bandeira Real da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã. Na base do altar vemos uma imagem em tamanho natural de Cristo no túmulo, que todos os anos sai na Procissão do Enterro do Senhor. Ao lado da Epístola destacam-se a Tribuna dos Mesários com 13 lugares (cadeiral), uma obra do século XVIII, encimada com as armas de D. João V, e a cadeira de espaldar trabalhado do Provedor/a. Em frente, a capela do Senhor dos Passos, com retábulo em talha dourada.
Pontos de medição e localização da fonte acústica
A fonte sonora foi colocada no púlpito e no meio do coro alto. As aquisições e registos acústicos foram realizados em cinco locais da Igreja: quatro localizados na área prevista para os fiéis, na nave, e um localizado na Tribuna dos Eleitores (cadeiral).